Anúncio

11 de janeiro de 2013

Parto Normal ou Cesárea? Qual escolher?


Novo estudo mostra que o risco de morte do bebê que nasce antes de 39 semanas é maior do que aqueles que chegam ao fim da gestação.

Cada vez mais os estudos confirmam e alertam o quanto adiantar o parto sem necessidade, mesmo que em poucas semanas, traz riscos para o bebê. Um deles, publicado este mês na revista científica Obstetrics & Gynecology, revelou que antes de 39 semanas há risco de morte para a criança. 

Para chegar a essa conclusão, os cientistas da March of Dimes Foundation, uma organização não governamental que encabeça campanhas nos Estados Unidos para evitar nascimentos prematuros, analisaram mais de 46 milhões de nascimentos, usando dados do National Center for Health Statistics U.S. O resultado revelou que a taxa de mortalidade infantil era de 1.9 para cada 1.000 bebês nascidos na 40a semana de gestação e subia para 3.9 para aqueles nascidos pouco antes, na 37a semana. 

De acordo com Antônio Júlio de Sales Barbosa, ginecologista e obstetra do Hospital Santa Catarina (SP), a pesquisa apenas reforça o que já é sabido entre os obstetras. “São considerados prematuros bebês que nascem com menos de 37 semanas. Mas isso não quer dizer que aquele que chegou até a 37a já possa nascer. Não é bem assim. Eles ainda têm um pequeno cumprimento de maturidade pulmonar a ser vencido – o que acontece entre a 38a ou 39a semana”, diz. 

E o especialista reforça, ainda, que, mesmo na 38a semana, as cesáreas eletivas (agendadas sem necessidade) podem trazer surpresas, ao acarretar em complicações para os bebês, como infecções respiratórias, febre, alteração na temperatura. “Parece que uma semana é pouco, mas para o bebê na barriga é muito”, afirma Júlio. 

Sobre problemas respiratórios, aliás, cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, já haviam mostrado como o risco de complicação acaba sendo maior para quem nasceu antes da hora. Eles avaliaram mais de 230 mil partos feitos entre 2002 e 2008 em hospitais dos Estados Unidos. Cerca de 7 mil bebês tiveram de ser internados em UTIs, sendo que, destes, mais de 2 mil sofreram de problemas respiratórios. Entre os casos de pneumonia, por exemplo, o problema caiu de 1,5% entre os que nasceram de até 38 semanas para 0,1% na 39ª semana. 

No Brasil, a maioria dos nascimentos na rede particular ainda é feita por cesáreas. O maior problema é o crescente número de cesáreas eletivas, ou seja, quando a cirurgia é agendada antes de a grávida entrar em trabalho de parto. Um dos riscos envolvidos é a chance de o médico errar no cálculo gestacional e o bebê nascer prematuro. Com isso, a criança deixa de ganhar peso e de amadurecer os pulmões, e ainda corre o risco de precisar ser internada em uma UTI neonatal por conta da prematuridade. “Muitas cirurgias são feitas sem necessidade, apenas por comodismo, tanto dos pais da criança, que querem se organizar melhor, quanto dos médicos, que não precisam desmarcar consultas para realizar um parto a qualquer momento”, diz Alexandre Pupo Nogueira, ginecologista do Hospital Sírio-Libanês (SP). Nos Estados Unidos, dados do March of Dimes mostram que 543 mil bebês (1 a cada 8) nascem prematuramente.

A situação é diferente quando a mãe entra em trabalho de parto e, no meio do caminho, é preciso realizar uma cesárea. A chance de a criança ter problemas pulmonares é menor porque, durante o processo, segundo Pupo, há uma série de transformações que acontecem na criança que a deixam mais preparada para sobreviver fora do útero. “Não se deve interferir num processo natural, a não ser em casos específicos em que há risco de vida para a mãe e o bebê”. A data provável dos partos é em torno de 40 semanas de gestação. E, se mãe e filho estiverem bem, esse prazo pode se estender até 41 semanas e 6 dias. 

Por que o número de cesárea só cresce?

Por falta de informação , incentivo do médico ou até mesmo por medo do parto normal, as gestantes tendem a acreditar que a cesárea é o tipo de parto mais seguro. Mas os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que é justamente o contrário. Um estudo, que avaliou mais de 100 mil nascimentos em países asiáticos, mostrou que as grávidas que passaram por uma cesárea têm mais de sofrer complicações sérias, que podem levar à morte. Caso a cesárea seja realizada antes da mulher entrar em trabalho de parto e sem indicação médica, os riscos são 2.7 vezes maiores do que no parto vaginal, segundo as estatísticas. Já no caso dos partos cirúrgicos feitos antes do trabalho de parto, mas com indicação médica, o número cai para 2.1. 

Ainda assim, se numa roda de conversa com outras mães, você perguntar quem teve parto normal, vai perceber que as estatísticas sobre o parto cesárea no mundo são mesmo alarmantes. Dados do The NHS INformation Centre, na Inglaterra, por exemplo, mostram que 25% dos partos no Reino Unido, entre 2008 e 2009, foram cirúrgicos. Já nos Estados Unidos, em 2005, esse índice já era de 30,2%. No Brasil, os números são ainda mais assustadores. Somente no SUS, 33,25% dos partos realizados em 2008 foram cirúrgicos, de acordo com o Ministério da Saúde, o que representa cerca de 655 mil cesáreas. Todos esses dados contrariam a recomendação da Organização Mundial de Saúde, que determina que esse tipo de parto represente somente entre 10% e 15% do total realizado em um país. 


Os benefícios do parto normal

Para o bebê: esse tipo de nascimento é bom porque segue o processo natural. Ela nasce na hora certa, a não ser nos casos de prematuros. Existem várias evidências e especulações de que o trabalho de parto não é meramente uma atitude física de expulsão do bebê, e sim uma alteração de padrão hormonal em que há liberação de hormônios pela mãe e bebê que sinalizam que o momento de nascer está chegando. Outro beneficio é que o tórax do bebê é comprimido ao passar pelo canal de parto, o que faz com que ele expulse secreções das vias respiratórias, tornando-o mais adaptado a respirar. 

Para a mãe: além do aspecto psicológico, da satisfação da mulher em poder dar à luz, a recuperação é mais rápida e são menores as chances de complicações após o procedimento, como sangramentos ou infecções, por exemplo.
  

Quando o parto cesárea é realmente necessário? 

-->Quando a placenta cobre parcial ou totalmente o colo do útero, impedindo a saída do bebê, a chamada placenta prévia; 

--> Caso a mãe tenha herpes genital com lesão ativa até um mês antes do parto; 

--> Em casos raros de doenças cardíacas; 

--> Se o bebê está atravessado, mas antes é possível tentar ajudá-lo a ficar na posição correta; 

--> Nos casos em que a gestante tenha aids com varga viral muito alta ou desconhecida; 

--> Quando há descolamento prematuro de placenta; 

--> Se a abertura do colo da mãe é pequena para o bebê, algo que ocorre em menos de 5% dos partos; 

--> Nas situações em que o cordão umbilical penetra no canal de parto antes do bebê; 

--> Se há diminuição drástica no fluxo de oxigênio ou nos batimentos cardíacos, o que ocorre em apenas 1% dos partos. Fonte: 300 respostas da Crescer sobre gravidez
O triste relato de uma mãe que perdeu seu filho por prematuridade iatrogênica (causada por cesárea eletiva). Pense bem antes de marcar a sua.

As cesárias eletivas trazem um risco enorme para a saúde de mãe e bebê.... pense e repense....

Um relato triste, de uma mãe que agora sofre. Um bebê que poderia estar aqui, vivo. Um relato que fica de alerta.

"Na última sexta feira, 21/12, estava agendada a minha cesária, com 38+1. A cesárea foi tranquila. Nasceu um bebê lindo, de pele clarinha e cabelo claro igual o pai. Lindo mesmo, nem cara de joelho tinha. Chorou bem forte... E 15 minutos depois começou com desconforto respiratório. Foi para a UTI após 3 horas do meu lado na recuperação, recebendo oxigênio, sem conseguir se recuperar. O meu coração me dizia que ele não ia passar a noite do meu lado.
Após mais 5 horas me deixaram levantar e fui até a UTI, às 21hrs.. Eu tinha esperança de encontrar ele só com um pouquinho de oxigênio, saturando bem e ouvir que pela manhã ele teria alta. Mas ele ainda estava muito desconfortável. A médica disse que esperaria o resultado de um exame para decidir se precisava intubar ou não. Eu não esperava ouvir isso. Lembro a todos que sou pediatra, e que parada lá do ladinho dele, vendo as máquinas e os valores que elas mostravam, eu sabia que ele não estava nada bem.
Fui pro quarto e logo a médica foi lá me informar que ele havia sido intubado. Voltei pra UTI às 2hrs pra passar mais alguns momentos com ele.
Ao acordar de manhã eu estava muito ansiosa, sonhando em ir até a UTI e ouvir que ele estava estável e que os parâmetros do respirador estavam bem baixos. Sonhava com uma tentativa de extubaçao naquele dia. Mas o meu coração me dizia que eu iria passar a noite na minha casa, sem o meu bebê.
Resolvi esperar a troca de plantão pra ir até lá ver como ele estava - não queria incomodar. Nisso entrou a minha GO pra passar visita e disse: Meu deus como ele deu trabalho esta madrugada! Estou horrorizada! o Dr X disse que foi muito difícil estabilizar ele, que ele fez um derrame pleural, mas ele já acabou de drenar o derrame e foi tudo bem, tá? E vc, tá bem?
Aquelas informações jogadas todas de uma vez, e o meu mundo desabou. Eu pensei: vou visitar ele, preciso estar com ele. Ele só tem problemas respiratórios, se o médico me disser que ele está com droga vasoativa, daí sim eu vou saber que ele realmente corre risco.
Chegando na UTI, com um médico que eu conheço muito e considero muito competente, ele me falou que o problema do bebê era prematuridade e ele pegou infecção. Ele estava intubado e com um tudo drenando o pulmão direito. E quando eu ia pedir pra, caso ele precisasse de droga vasoativa (as que ajudam o coração a bater) ele por favor me avisasse, ele se antecipou e disse que ele já estava com esse remédio tbm.
Saí pra achar o meu marido e explicar que precisávamos ficar na uti o máximo possível, pois ele estava morrendo. Consegui que a minha mão visse ele com vida por alguns minutos. Tentei a tarde toda que o meu pai visse tbm, mas ele estava tão ruim que não pudemos mais entrar na UTI.
Deitei no quarto do hospital, e cada vez que alguém encostava na porta eu achava que seria o médico me avisando que ele havia morrido. Até que às 17hrs, foi.
Isso foi no dia 22/12. Dia 23/12, no meu aniversário de casamento de 6 anos, eu velei o meu filho, lindo, com uma roupa branca de matelassê maravilhosa, dentro de um pequeno caixãozinho branco. Mesmo morto era um bebê lindo. Ontem eu fui buscar as cinzas dele. Trouxe pra casa pois quero ele perto de mim. Foi reconfortante carregar aquela urna pesadinha e imaginar que seria o peso dele no meu colo.
Obrigada por me ouvirem.
E se alguma de vocês estiver em dúvida sobre a data marcada da cesária, como eu estava, e comentei aqui várias vezes, chegando a ser chamada de "exagerada" por ter essa dúvida, por favor, ouçam o seu coração. A idade real do meu bebê não era 38+1, e sim 36 semanas. Se ele tivesse ficado mais 2 ou 3 semanas na minha barriga talvez seus pulmões estivessem mais fortes pra lutar contra a infecção que pegou. E esse castigo eu vou carregar pra sempre. Beijos sinceros nos corações de todas." (este relato esta no e-family)

4 comentários:

  1. mulher eu postei esse relato em um blog pra gravidas e faltaram me crucificar!
    postei com o intuito de fazê-las refletir sobre sentir a si mesma e tentar esperar ao máximo, entender os sinais que o corpo da... enfim com o intuito de informar com um exemplo!
    foi maior fuzuê! o defeito das pessoas é que elas só querem ver e saber de flores a arco iris e quando acontece com qualquer pessoa não sabem o que é, por falta de informação! seublog é uma maravilha!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente é assim msm Jayne, eu sempre bato nessa mesma tecla e sempre tem umas e outras que porque elas tiveram cesáreas e por sorte e pela mão de Deus não houve nenhuma complicação. Minha mãe quase morreu ao me dar a luz de cesárea, então pense, Deus criou a mulher e a fez apta e capaz de parir uma criança da maneira mais natural mas elas não querem passar pela dor e por temor optam pelo parto cirúrgico que é arriscado já que é uma cirurgia.
    O maior risco é para o bebê pq nem sempre a idade gestacional que o obstetra diz ter é a real, e se um bebê nascer antes do tempo é mto arriscado.
    Tbm sou criticada como vc por isso amiga, não ligue e continue divulgando pq uma hora entra na cabeçinha delas rsrs
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Chorei com o relato. Acho uma crueldade as cesareas desnecessarias.
    Fiz o meu normal, coloquei na cabeça e fui até o fim.
    Foi ótimo! Perfeito. um parto lindo de 39 semanas exatas. Meu bebe nasceu ótimo, e essa sensaçao ngm irá me tirar.
    Sou a favor do normal, infelizmente nem todas pensam assim. é uma pena.

    Li o post sobre as fotos, e esse aqui tb me chamou a atençao. afinal é um assunto polemico.
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Muito triste esse relado, tbm me emocionei. Meu príncipe nasceu com 37 semanas e foi parto normal, 47 cm e 2,550 de peso, hoje ele ta com 7 meses e 4 dias, ta com muita saúde e danado rsrsr... Graças ao meu bom Deus foi tudo tranquilo, nem senti muito dor, eu tava era rindo kkkkkkkkkkk' (serio!). Tinha pressão baixa antes da grávides, e tinha muito medo de ter um parto cesario de aconter algo comigo ou com meu lindão. + hjem dia eu só tenho a agradecer ao Senhor, e pelas orações q fizeram por mim. Meu filhote ta lindo e com muuuuuuita saúde. Bjosss....

    ResponderExcluir

Você é a razão deste blog, por isso comente, se expresse, diga o que pensa e o que achou deste post, ficarei muito feliz em te ver por aqui. Bjim.